U-Torrent

µTorrent com certeza não só é um dos melhores e mais famosos programas de Torrent, mas também o mais eficiente. O programa tem tantas semelhanças com o seu “concorrente” BitTorrent, que acaba não tendo quase nenhuma diferença entre um e outro. E o motivo disso é muito óbvio: ambos os programas são do mesmo dono.

O
µTorrent, entretanto, conquistou muitas pessoas devido à sua simplicidade, leveza e interface extremamente simples. E é neste guia que você vai conhecer todas as funcionalidades do aplicativo. Mas antes de começar, lembre-se: é necessário baixar o arquivo torrent em sites de busca. Você pode procurar seus programas, jogos, vídeos e músicas prediletos através deste serviço: Clique aqui.

Primeiras configurações
Ao abrir o programa você verá uma pergunta sobre definir o µTorrent como o seu aplicativo padrão para arquivos .TORRENT. Se você clicar em Sim, todas as vezes que você abrir um arquivo TORRENT o programa já irá preparar o download automaticamente.



Após isso, já irá aparecer outra janela, com o Guia de Velocidade. Você poderá definir a sua velocidade em "Connection Type", para o programa saber qual a capacidade de sua conexão.




Logo abaixo você encontrará um campo ao lado de "Current Port". Este campo terá um número como padrão, mas você deverá colocar o número de uma porta que esteja aberta em seu modem. Desta forma, você permitirá que o µTorrent deixe as pessoas baixarem conteúdo de você enquanto você baixa delas. Esta parte é extremamente importante, desde que se você não compartilhar, não poderá receber também. Se você tem dúvidas a respeito de como abrir portas em seu modem, clique aqui para ir para o tutorial do Emule que explica tudo passo-a-passo.

Iniciando um Download

Você pode começar a baixar algo de um torrent de várias maneiras. A primeira é indo em File > Add Torrent. Basta então procurar o arquivo .TORRENT em seu computador para adicioná-lo na lista. Outra forma é apenas clicando duas vezes sobre o arquivo (o programa irá abri-lo automaticamente caso esteja definido como padrão).

Assim que você abrir o arquivo no µTorrent, basta escolher o local em que os arquivos serão salvos. Nesta mesma janela você também verá todos os arquivos que estão incluídos no torrent. Assim, é possível marcar e desmarcar o que você quer e o que não quer baixar do “pacote”. Depois disso, é só clicar em Ok.



Acompanhando o seu Download
Assim que o download for adicionado na lista do programa, você poderá acompanhar como está o processo de download através das abas da parte de baixo do µTorrent. Primeiro de tudo você deverá clicar no arquivo que você quer acompanhar. Na primeira aba — "General" — você verá dados gerais sobre como está o download, como o tempo gasto, o tempo restante, quanto foi baixado, além da velocidade do download (baixando arquivos) e do upload (enviando arquivos).




Na aba "Trackers" você poderá ver se o que você está baixando depende do registro de algum "Tracker". Resumidamente, os "Trackers" são sites que funcionam como comunidades que controlam torrents específicos. Dessa forma, todos são obrigados a compartilhar os arquivos para que todos possam usufruir de conteúdo rápido e de qualidade.

Já em "Peers" você pode visualizar quem está baixando conteúdo de você. Em Pieces você confere todas as partes do que você está baixando (já que no Torrent tudo é dividido em pedaços). Clicando em "Files" você poderá ver todos os arquivos que estão incluídos no pacote, quais já foram baixados e quais faltam ser baixados. "Speed" traz um relatório de velocidade de download e upload e "Logger" traz relatórios de funcionamento.

Você pode controlar todos os downloads que forem adicionados no µTorrent através dos botões no topo da tela. Assim, é possível pausar, começar ou parar um download, por exemplo.


Criando o seu próprio arquivo .TORRENT
Você também pode compartilhar arquivos seus com todo mundo, como fotos e vídeos que fez de um show, por exemplo. Para criar um novo arquivo .TORRENT basta clicar em File > Create New Torrent.

Irá abrir uma janela com configurações bem básicas. Você pode definir se vai adicionar um diretório todo cheio de arquivos (em "Add directory") ou se vai apenas colocar um único arquivo (em "Add file").




É possível adicionar Trackers e colocar um comentário se você desejar. Também é possível marcar a opção "Start Seeding" para que você já comece a compartilhar os arquivos. Quando acabar de configurar seu torrent, basta clicar em "Create and save as" e enviar o seu arquivo .TORRENT para quem você quiser que tenha acesso ao seu conteúdo compartilhado.

0 comentários:

© 2008 Por *Templates para Você*